O Agrupamento de Escolas Abade de Baçal tem um projeto inovador ao nível da articulação didática, científica e pedagógica, destinado aos alunos que frequentam o 3º e 4º anos do ensino básico. Visa levar as ciências experimentais às seis escolas do primeiro ciclo do Agrupamento.

O objetivo não é realizar as experiências já planificadas pelos professores do primeiro ciclo, mas sim, em articulação com estes e considerando sempre a faixa etária dos alunos alvo, desenvolver, durante o ano letivo, atividades que fomentem a curiosidade, a observação, a experimentação, o trabalho colaborativo e que promovam o entusiasmo e a motivação através da exploração prática das ciências experimentais.

O “Espaço Ciência” foi criado pelo Departamento de Ciências Experimentais que, depois de aprovado pelo Conselho Pedagógico, foi operacionalizado pela Direção Executiva do Agrupamento.

O projeto está a ser desenvolvido num espaço semanal de 60 minutos, inserido na Oferta Complementar do Agrupamento para o 1.º Ciclo.

ENQUADRAMENTO

O “Espaço Ciência” cumpre as metas definidas no Projeto Educativo do Agrupamento que, na sua página 6, define como missão, “garantir a formação integral dos alunos/formandos, desenvolvendo práticas e dinâmicas pedagógicas que efetivem o sucesso educativo, entendido como aquisição de competências e conhecimentos, por um lado; e como construção da cidadania ativa, devidamente esclarecida social e culturalmente, a partir da promoção e do respeito pelos valores fundamentais, por outro”. Neste documento salienta-se, também, a aposta em estratégias como a oferta formativa diversificada e flexível capaz de responder a um conjunto de utentes variado; à inovação tecnológica e pedagógica e à construção de um ambiente relacional de qualidade.

IMPLEMENTAÇÃO

A equipa dinamizadora deste projeto é constituída por professores do departamento de Ciências Experimentais. Estes docentes planificam e preparam semanalmente os equipamentos e os materiais, organizando-os num Kit experimental, que transportam para as seis escolas básicas do Agrupamento. Estes docentes deslocam-se, semanalmente, às escolas do primeiro ciclo e com apoio dos professores destacados para o efeito e auxiliares da ação educativa, acompanham os alunos na realização das atividades.

As atividades são apresentadas aos alunos sob a forma de desafio, orientadas por um Roteiro de Aprendizagem, que promove o questionamento, o registo de observações, a formulação de hipóteses e a organização das respostas que cada aluno após preenchimento guarda no seu portefólio.

Os grupos de trabalho são constituídos por dois alunos que partilham a execução das tarefas, a exploração das atividades experiências, a apresentação das observações e das conclusões.

Em suma, este projeto fomenta a articulação entre docentes de diferentes grupos de recrutamento, promove a construção de conhecimento e da sua aplicação a novas situações, num ensino centrado na individualidade do aluno e no saber fazer.