Serviços
Aluguer de Instalações
O Agrupamento de Escolas Abade de Baçal tem disponíveis diversos espaços devidamente equipados para a realização de diferentes iniciativas, como: Exposições e Outras Atividades, Reuniões de Empresas, Seminários, Conferências, Workshops e Ações de Formação entre outras. Para isso dispõe de salas, auditórios, ginásios e cozinhas devidamente equipadas e preparadas para qualquer evento. Estes alugueres estão, naturalmente, dependentes da disponibilidade das instalações.
Para mais informações sobre o preço, bem como as condições de utilização contacte-nos.
Escola Secundária Abade de Baçal
Telefone: 273 322 163
Fax: 273 331 114
E-mail: agrupabadebacal@sapo.pt
__________________
Serviços de Psicologia e Orientação (SPO)
Natureza
Os serviços de psicologia e orientação (SPO) são unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que atuam em estreita articulação com os outros serviços de apoio educativo, designadamente os de apoio a alunos com necessidades escolares específicas, os de ação social escolar e os de apoio à saúde escolar.
Os SPO asseguram, na prossecução das suas atribuições, o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade. No 3. ° Ciclo do Ensino Básico e secundário, o SPO exerce ainda a sua atividade no domínio da orientação escolar, vocacional e profissional.
Funcionamento do SPO
O Serviço de Psicologia e Orientação – SPO do agrupamento dispõe de uma psicóloga (Catarina Maria). Desenvolve o seu trabalho com base em atribuições e competências legais, adaptadas ao contexto escolar específico, segundo um levantamento de necessidades e de acordo com uma planificação que integra o Plano Anual de Atividades da Escola.
Quem pode recorrer ao SPO?
O serviço de psicologia e orientação destina-se aos alunos (Pré-escolar, 1º, 2º, 3º Ciclo e secundário), professores, funcionários, pais e encarregados de educação, ou outros profissionais que trabalhem em parceria com a escola, e que necessitem de algum esclarecimento ou acompanhamento numa das seguintes áreas:
Níveis de Intervenção
Apoio psicopedagógico a professores e alunos
A psicóloga poderá colaborar na avaliação especializada de situações de alunos com alguma dificuldade ou de aprendizagem ou de adaptação às tarefas escolares, analisando e propondo estratégias educativas e fazendo um acompanhamento do processo de ensino aprendizagem. Pode ainda propor o encaminhamento de alunos com necessidades especiais para modalidades adequadas de resposta educativa;
Acompanhamento Psicológico
Os alunos com alguma dificuldade ao nível emocional, como dificuldades de integração social, baixa autoestima, apatia, estados depressivos, ansiedade e stress, entre outros, poderão também recorrer ao apoio da psicóloga da escola. Esta procederá à sua análise e acompanhamento clínico ou encaminhamento para outro serviço, caso se justifique.
Orientação escolar, vocacional e profissional
Este serviço destina-se sobretudo aos alunos do 9º ano de escolaridade, secundário e para os cursos de Programa Integrado de Educação e Formação – PIEF, que se encontrem em momento de fazer escolhas. A orientação escolar poderá consistir-se em sessões preparadas para as turmas, mas também está aberta a todos os alunos que se dirijam a este serviço para um atendimento individual ou em pequeno grupo. Está ainda aberta aos pedidos dos encarregados de educação e professores para qualquer esclarecimento sobre estas questões, são realizadas ações de informação escolar e profissional.
Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa
O SPO poderá ainda fazer a ponte com outros organismos da comunidade (saúde, ação social, organismos ligados à formação profissional, empresas, outras escolas, etc.), no sentido de promover uma integração e desenvolvimento plenos dos alunos da escola.
Colaborar em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o abandono sistemático.
Autonomia Técnica Científica e Ética e Deontologia
A profissional que integra os serviços dispõe de autonomia técnica e científica. Depende do órgão de gestão e administração da escola, sem prejuízo da sua autonomia técnica e do respeito pela sua deontologia profissional.
A profissional dos Serviços de Psicologia e Orientação respeita, na sua prática, as normas éticas e deontológicas do exercício profissional da psicologia adotado pelas associações cientifico-profissionais portuguesas e internacionais, nomeadamente, a salvaguarda da privacidade dos alunos e das suas famílias, da sua cultura, dos seus interesses e o respeito pelas suas decisões.
Como pode recorrer ao SPO?
- Através da Direção Executiva
- Através do Diretor de Turma / Professor Titular de Turma
- Pais ou Encarregado de Educação
- Pessoalmente
- Através de contacto telefónico para a sede do agrupamento
- Via e-mail (catarinamaria.abadebacal@gmail.com)
Horário de Funcionamento:
Gabinete de Apoio ao Aluno
O GAA, com as atuais valências, tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento harmonioso dos adolescentes e jovens nas suas diferentes dimensões: individual, familiar, escolar e social. As suas funções vão desde os cuidados de saúde primários até à criação de um espaço de partilha e reflexão sobre múltiplos aspetos relacionados com alimentação, sexualidade, violência escolar, entre outros, e que constituem o dia-a-dia das escolas.
O GAA – Gabinete de apoio ao aluno foi criado a pensar em ti, nas tuas inquietações, nos teus sonhos, nas tuas dúvidas.
Tens dúvidas? Necessitas de informação? Então dirige-te ao GAA. Há sempre alguém à tua espera.
Horário de Atendimento: